quinta-feira, 21 de julho de 2011

Visão Negativa dos Politicos e da Politica

Uma explicação de Maquiavel sobre a visão negativa da politica e dos politicos, nos mostra "A diferença que existe entre a lógica da vida pública e a lógica da vida privada.

"Como é louvavel um Príncipe (Politico) que mantém a sua palavra e vive com integridade! Assim mesmo a experiência dos nossos tempos nos mostra que os Príncipes (Politicos) que não mantem a sua palavra tiveram muito sucesso em seus governos, e foram capazes, pela astúcia, de confundir as mentes das pessoas. Estes Príncipes (Politicos) que não honraram sua palavra, tiveram em última análise mais sucesso do os Príncipes (Politicos) que fizeram da lealdade um fundamento do seu Poder".

Por isso, segundo Maquiavel, um governante prudente, não deve manter sua palavra, quando fazê-lo for contra o seu interesse, e quando as razões que fizeram comprometê-la não mais existem. Se os homens fossem bons, este preceito seria errado e condenável, mas, como eles são maus e não honrarão as suas palavras com você, você também não esta obrigado a manter a sua palavra com eles".

Provavelmente algum político ja comprovou que "comportamentos virtuosos" na vida privada se tornaram verdadeiros desastres na vida pública, enquanto que outros comportamentos menos virtuosos na vida pública se tornaram fundamentais para o sucesso politico.

Detalhe: Por isso que a credibilidade, o compromisso, a palavra tem andado em extinção no meio politico, porém acredito ainda que nos nossos tempos de hoje, onde a competitividade e a disputa em uma campanha politica tem andado muito acirrado, onde uma campanha se ganha nos pequenos detalhes:

O politico que conseguir chegar ao Poder mantendo os compromissos acordados durante a campanha, terá um diferencial competitivo em relação aos demais.
Será que é por isso que o Prefeito da minha cidade não cumpre os seus compromissos???

Fazer o mesmo que os outros Fazem é muito fácil.
Quero ver é ter a coragem para fazer ser diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação